quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Crônica : E onde andará tua criança interior?





"A imagem da criança representa a mais poderosa e inelutável ânsia em cada ser humano, ou seja, a ânsia de se realizar a si próprio".
                      Carl Gustav Jung




Como estamos nos aproximando do dia das crianças, pensei em questionar um pouco a nós leitores, adultos, perguntando como anda nossa criança interior?
Aquela que todos temos e precisamos cuidar, não abandonar, não invalidar suas vontades e acima de tudo reconhecer que ela representa nosso melhor lado.
Aquela parte de nós onde estão inseridos o amor próprio, a sensibilidade, o olhar intuitivo , os desejos imaginativos, a criatividade, a espontaneidade e inúmeras qualidades que nos impulsionam para a vida adulta saudável.
A criança interior é o seu verdadeiro eu, o que corresponde à sua verdadeira essência, ao seu estado interno natural e harmonioso. Frequentemente, os desequilíbrios sentidos na idade adulta, as dificuldades de comportamento, as ações auto-destrutivas e de medo são fruto da "violência" emocional e psíquica a que estivemos sujeitos em crianças.
A criança que fomos também não soube compreender, racionalizar comportamentos que recaíram sobre si por parte dos pais e outros adultos, muitas vezes também eles ditados pelo medo, insegurança e dificuldades em enfrentar a vida, e interiorizou-os sob a forma de traumas alojados no coração e no corpo.

A criança nunca morre em quem quer que seja. Ela não morre quando você cresce; a criança permanece. Tudo o que você foi, ainda está aí dentro. E assim permanecerá até seu último suspiro.Mas a sociedade sempre tem medo de pessoas não-sérias.
Pessoas não-sérias não terão ambição por dinheiro ou por poder político. Elas irão curtir mais a existência. Mas, curtir a existência não irá lhe trazer prestígio, não o tornará poderoso, não irá satisfazer o seu ego, e todo o mundo do homem gira ao redor da idéia do ego.
O espírito brincalhão é contra o seu ego. Você pode experimentar e ver. Simplesmente brinque com crianças e você perceberá que seu ego estará desaparecendo e que você estará se tornando uma criança novamente. Isto é verdadeiro não apenas para você. Isto é verdadeiro para qualquer um.(Osho)



Sem querer levar esse texto para um lado da psicologia, vamos seguir nos perguntando como estou tratando dela nos dias atuais?
Tenho visto adultos super infantilizados nas redes sociais, brigando feito crianças e brincando como se tivessem em mãos brinquedos fantásticos para interagir, como antigamente fazíamos jogando bolas de gude, queimada, o bom futebol e "beats "no meio da rua!
Posso dizer com uma boa dose de convicção que a maioria de meus amigos virtuais têm a mesma idade que eu, logo viveram  e brincaram de tudo aquilo que havia na época.
Portanto, só posso dizer que hoje percebo alguns tão imaturos que acho que não brincaram o suficiente com a criança interior. Outros pedem tantas desculpas e só vivem de reclamações que posso até acreditar que esses  levaram só broncas e repreensões quando eram crianças.
A criança interior abandonada torna-nos adultos com medo de errar, sempre à procura de aprovação, reconhecimento, enfim, sempre à procura de amor.
Para sermos de novo um ser humano completo, a criança interior deve ser resgatada, abraçada e amada.
Criança Interior é uma poderosa presença. Vive no centro do nosso Ser.
Não acho que somente deva levar em conta situações desse tipo no mundo virtual, mas tenho visto o egoísmo imperando entre pessoas que trabalham juntas, um ego totalizando o que há de pior, pessoas querendo sempre aparecer, chamar atenção de forma negativa, e com isso criando mais inimigos do que amigos.
Não seria justo aqui julgar que em minha época tivemos uma infância melhor, com brincadeiras mais saudáveis, éramos mais livres, tínhamos mais confiança nas pessoas, inclusive nos adultos que nos cercavam.
Hoje em dia, ninguém deixa mais um filho sozinho sair nas ruas para ir na casa do amigo, não podemos mais confiar nem em muitos "cuidadores", já que assistimos crueldades feitas em crianças, maldades dentro, muitas vezes, da nossa própria casa.
Mas, ao que atribuir tamanha solidão nos dias de hoje? Melhor aceitarmos que as crianças brinquem frente ao video game, a uma TV, já que poucos tem o previlégio de terem em casa quintais, com amoreiras, jabuticabeiras como nós tivemos ,pipas para empinar e enroscar em fios, matar aulas para nadar em um rio, correr pelos trilhos abandonados de uma ferrovia...
Sim, eu fiz tudo isso e garanto que muitos de vocês também fizeram.
Mas como comparar  a infância que mesmo assim muitos não viveram, e como alimentar as novas crianças que estão crescendo a não ser de frutos bons e internos.
Sabemos que o homem é produto do meio, e sendo assim é preciso buscarmos o que há de melhor dentro de cada um de nós.
Quando nos encontramos com a nossa verdadeira essência, descobrimos dentro de nós um ser merecedor de todo o amor do mundo. Levando para casa e para a vida uma realização interna que será facilitadora em nosso trabalho, em nossos relacionamentos pessoais e interpessoais .
E só estaremos prontos quando olharmos com clareza nossa criança interior, reconhecendo suas queixas, suas dores, suas alegrias e também suas reais necessidades.
Todos nós temos essa criança interior.
E é preciso amá-la, cuidá-la e alimentá-la;  e é maravilhoso quando conseguimos entrar em contato com ela e isso não tem nada agora com o lado externo da vida, e sim com o nosso interior, quando nos oferecemos amor próprio, quando nos escutamos.

Hoje proponho de verdade um resgate e um abraço em sua criança interior!

E deixo aqui uma frase que me conforta sempre:

O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.

Jean Paul Sartre





Adri Lima






imagem by Alex Alemany

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...