quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Alma do mar


Versos de amor
são roupagens
que vestimos
às avessas

Versos de amor
são possibilidades
que criamos
em certezas 
Versos de amor
são metades
que deixamos
na saudade

Versos de amor  
são covardes 
que escrevemos 
na vontade
de viver em cada verso
de sonhar em cada gesto
silêncio e realidade

palavras de amor
soltas no verso
esperando o inverso

versos de amor
invólucro sagrado
guardando a palavra

feito a concha
guardando a alma do mar

 
 
Adriane Lima

 
 Arte by Ana Luisa Kaminski

Crônica: As cores do dia




Já li algumas histórias que falam em olhar e aprender sobre o mundo.
Não é fácil entender as lições diárias,muitas vezes precisamos desaprender sobre os homens,sobre conceitos,para de novo maravilhar-se com o brilho do pôr do sol, os animais,as flores,os tons diferentes que nos cercam.
Não sei, mas hoje a vida me trouxe mais um aprendizado.
A fragilidade que mora em cada ser vivo, seja ele animal ou humano.(nem sei se já diferencio um do outro!!).
Na verdade mero conceito pois, o homem racional anda mais irracional que muitos animais.
Da história hoje tiro a lição do acreditar, saber que muitas vezes não temos saída a não ser pela fé.
E foi então que na madrugada uma chuva forte derrubou o beiral da parte superior de minha casa, claro que achamos que era o fim do mundo, um barulho daqueles no meio do silêncio da noite foi assustador.
Abri a janela e sob a varanda do quintal estava lá um enorme pedaço de gesso e resolvi que então pela manhã pediria ajuda ao zelador para tirar isso de meu telhado.
Mas,logo cedo, como o silêncio é grande aqui em meu condomínio, ouço até mesmo uma Maria Fumaça de uma estação que fica a poucos quilômetros daqui, ouço os pássaros acordando, maritacas gritando.
E acho uma delícia estar em uma cidade grande cercada de natureza.
Mas, eis que a natureza me deu hoje a lição.
Ouvi piados incessantes, após tomar meu café e  seguir para por ordem em meu ateliê. Fui até a janela do quarto de minha filha o mais próximo de onde havia caído o gesso e lá vejo um ninho com filhotes de passarinhos, já grande com penas no corpo e um desespero no olhar e pelo tamanho dele vi que era um filhote de pomba.
As aves que a maioria das pessoas repudiam por transmitirem doenças, dizendo serem elas "nojentas".
Mas o que fazer, se ela escolheu meu telhado para  fazer seu ninho e agora aquele filhote estava lá desesperado e com frio.
Meus olhos se encheram de lágrimas, porque muitas vezes já me senti assim, amedrontada, sem saber quem me tirou o chão, o "ninho" interno, onde antes me sentia confortável.
E tive que acreditar que alguém viria me ajudar.E assim aconteceu, foi muito mágico, peguei uma caixa de papelão e um rodo e puxei o filhote para que ele não caísse no chão, já que sendo alto, ele poderia quebrar as asinhas e foi incrível ele caminhou até a caixa, entrando dentro dela como se soubesse que eu estava ali para salva-lo.
De longe vi uma pomba no muro observando tudo aquilo e tive a certeza de que era a mãe dele.
Coloquei-o na caixa, dei umas migalhas de pão e até mesmo ração do meu cachorro, claro que não entendo de  "pombas", mas pelo menos senti que ele estaria  agora protegido.
O que vou fazer pensei ... não sei, mas não poderia deixar ele morrer sem tentar ajuda-lo.
São sim, as aves pouco estimadas pela sociedade, sujam monumentos, calçadas, telhados mas, sempre me pergunto... quem invadiu o espaço de quem na natureza!
Dessa história concluo que há duas formas de ignorâncias: a que desconhece o valor de uma vida e só identifica beleza em pássaros coloridos e enfeitados  e aquela que vê interesses pessoais já que eu poderia joga-lo fora e fazer depois discursos para justificar meu ato.
Acredito que a lição aqui é a virtude de poder ter sido escolhida por eles para ajuda-los e com certeza preservar a vida de uma pomba que seja .
Mas, é uma vida e tudo depende do caleidoscópio que temos em nosso coração e que nos revela formas e cores infinitas dentro de cada lição.


Adriane Lima


( Imagem :Michael Cheval )
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...