terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Crônica : Antiga...mente !!!



O francês indica isso. Quando falamos e usamos um advérbio, quando dizemos real-mente, mental-mente, heroica-mente, o acréscimo desse mente já é, em si, indicativo de que mentimos. Há mentira indicada em todo advérbio. Não é por acaso que ela está aí. Ao interpretarmos, devemos prestar atenção nisso.
     
( Lacan )
Tem dias em que a gente acorda e se pergunta se a vida é isso mesmo ou foi alguém que nos enganou???Quem colocou aquela placa ali: Levante e siga...
Juro,o mundo está ao contrário em tantas situações,será que só eu notei?Será que sou privilegiada com altas "doses de bom senso"??!!
Minha mais nova descoberta,prestem atenção na frase :"Hoje em dia, pra ser moderno,ser atual é preciso ser antigo..."
Verdade,e não é contraditório.
Pra ser atual e moderno é preciso viver o antigo !!!!
Se você tem em casa uma geladeira, um telefone,uma máquina de escrever, uma máquina fotográfica dos anos 50,nossa...você está atualíssima,com tendência retrô!!Isso mesmo....
Isso mesmo, daqueles que foi do seu avô,de uma tia que lhe deixou herança,estilo "vintage" Éo que há de mais atual e não tente falar :móvel velho...velha estará sua linguagem..."vintage",entendeu?
Sim, existe uma diferença entre as palavras :retrô e vintage...
Vintage é uma peça antiga e original,já o retrô é uma peça nova, com estilo antigo,ou seja uma releitura do passado.
Então, procure um "brechó descolado,aquele que saiu na capa de uma revista famosa e encontre roupas..vintage,velhas não,por favor!!!
Seja um garimpeiro de peças raras, esquecidas no baú de alguém da familia ,garimpe louças, cristais,talheres, se eles vierem acompanhados de uma história familiar ,melhor ainda! Você estará atualizadíssimo e descolado. Sempre que receber uns amigos conte: “Ah, essa toalhas da Ilha da Madeira ,vovó trouxe quando desembarcou no Brasil e agora são minhas!” Que chique ,não!!!?
E por falar em báus, lembra-se daqueles em que as moças do século passado guardavam os enxovais?Está super na moda,assim como uma "arca" na sala de estar,lembra-se dessa peça ,da casa da vovó??A cadeira de balanço laqueada,enfeitando o quarto do bebê,também está atualíssima!E ,por falar em bebês,preste bem atenção nos nomes.Quanto mais antigos,mais modernos!Os nomes do momento são:Maria Cândida,Maria Fernanda,João,Manuela,Antônia e muitos outros.Os nomes que povoaram os anos 80,como,Felipe,Gabriela,Mariana,Thiago,Bruno,estão “demodée”,lembre-se de que ser atual,é ser antigo! Até as viagens entraram nessa “onda”.
Nada de ir de férias para grandes "resorts". Se você tem um amigo, dono de um sítio que fica bem no alto de alguma serra,herdado da família e com um sobrenome "quatrocentão"...você nem imagina quanto tudo isso está valorizado por ser tão atual.Vá correndo para lá!!!
E não se esqueça de ,na volta, contar a todos que comeu ovos caipiras,leitoas criadas pelo caseiro,conte que lá tem uma horta onde todas os produtos nunca viram agrotóxicos ,fora a cozinheira ,neta de escravos e as flores postas na mesa diariamente ,sempre colhidas lá ,pela anfitriã.
Simples,atual e chiquérrimo!!!!
Caso você goste de ser diferente,experimente usar roupas estilo "Pin-Ups "....isso mesmo,as divas dos anos 50. Nada mais moderno do que se vestir igual a elas,usando "pitadas de sedução e ingenuidade".
Esqueça a magreza cadavérica das top-models anos 90,hoje ,falar em anorexia e bulimia entre tops é perda de emprego,na certa.Até mesmo Amy Winehouse,se maquiava como uma pin-up,Pitty também saiu de seu estilo gótico, de início de carreira, para ser uma mulher mais sedutora!!
Bom, como se pode observar , está difícil saber como ser atual sem ser antigo.E ser antigo,para ser moderno!
Ouça músicas anos 50,60.,você estará sempre "antenado"...melhor ainda se for o velho e bom rock'n roll"!!!!
Mas, em matéria de atualidade, vale também dizer aqui:se você conhece palavras do tipo :sustentabilidade,reciclagem...guarde-as, porque daqui uns anos elas serão usadas,hoje não...hoje elas são comentadas.
Moro em uma cidade grande,num condomínio de casas e aqui não se recicla nada,e é tão atual ,que passa um senhor com uma carroça para pegar as coisas "velhas" que jogamos fora!!!
Fora que liguei em um "sebo" para doar uns livros antigos e eis que ouvi do outro lado da linha:-Só recebemos livros com edição de 2010,então não é sebo ,é livraria!!
Sinceramente ,imaginar isso...devo estar sonhando mesmo!!!
Acho que estamos mesmo vivendo "Era de Fênix"...renascer naquilo que acreditávamos cinzas...só pode ser!!!!
Não digo só pelo lado paradoxal,nem pela visão de que a vida é ciclica e a moda também.
Citando um trecho da música que diz :"Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais....???"
Mas, vou além,vou no que nós buscamos,ou aquilo que nos falta...do saudosismo ao nostálgico ,o que é bem diferente.
Um mundo que nos orienta e desorienta pela rapidez e acúmulo de possibilidades e informações.
É por isso que estamos assim tão perdidos!!!
É fato que o mundo está em constante mudança e nós, mudamos também.
Basta não sair do eixo...não se perder em modismos, não perder de vista o que somos.
E falando em música discordo até de Tim Maia :"Só não pode dançar homem com homem,nem mulher com mulher...o resto vale...
Vale sim, desde que tenhamos nossos valores internos bem delimitados e sem mentir para nós mesmos..que estamos assim,tão na moda!!!!
Mas,não se desespere,o antigo,é o moderno!

(uma crônica moderninha!!!Para ler,ouvindo o vídeo abaixo!!!!


 
 
Adriane Lima

Lucidez Infante



O silêncio é imenso
na frouxidão do dia
que escorre lembranças
e melancolia

Músculos contraídos
do ressentimento sentido
a faminta e desperta face
hoje não habita meu mundo

Depois de décadas
cultivando sonhos
apagando mágoas
percebo que minhas águas
são mares de calmaria

Vivi a plenitude do perdão
revi dores em meu coração
abri espaços e aceitação
e esperei você nele viver

Abri clareiras
para que o amor entrasse
e em nós se instalasse
além de nossas incertezas

E hoje,para cada dor sentida
dei-lhes uma cor apropriada
cada canção em mim ficou calada
feito lembrança que estilhaça
feito fogo que adentra a mata

Cada vez mais deixo para trás
as emoções sentidas
além do mar,além do amor
do brilho dos teus olhos
ao me ver chegar

Mas hoje,o cansaço é que tece
as linhas imaginárias
de você sinto-me libertária
e minha poesia já não enaltece o amor



 

Adriane Lima





Arte by Michael Parkes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...