terça-feira, 6 de março de 2012

Crônica : Minha Egotrip


E lá vou eu em minha "EgoTrip".
Nem só de Eu vive o homem.
E porque essa frase??Por que cansei de ouvir pessoas acharem que ter Ego é ruim e eu não acho que seja assim.
Existem muitos equivocos sobre o poder do Ego sobre o homem,o quanto ele atrapalha a visão de "humildade",que muitos aplicam a ele, ou seja,quem tem Ego,não é humilde,é egoista...lêdo engano,
Existem sim,formas diferenciadas de usa-lo diante da vida.

Para Jung, o Ego é um complexo; o “complexo do ego”. Diz ele, sobre o Ego: “É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória. Todos temos uma certa idéia de já termos existido, quer dizer, de nossa vida em épocas passadas; todos acumulamos uma longa série de recordações.
Esses dois fatores são os principais componentes do ego, que nos possibilitam considerá-lo como um complexo de fatos psíquicos.”
 E pensando no que temos interno, nossas vivências é que vamos construindo imagens,portanto ele é a nossa consciência de sobrevivência,é o limite do que podemos ou não suportar e, portanto impossível não gostar de te-lo!!
Quero dizer que somos sim,compostos por grande parte de nossas palavras , atitudes,pensamentos, vindo também do Ego e porque não?!
Muita gente acha que disto só deriva o Egocentrismo e sendo assim,o Egoísmo...
Não creio, acho que muitas vezes é o Ego o mais livre, mais doador do que o Eu, que tantos julgam sadio.
Muitas vezes acredito que é o Ego que sopra palavras doces em meus poemas, é ele quem fala coisas que meu Eu se nega a proferir,é meu Ego quem dá bom dia a um desconhecido na rua, é meu Ego quem paga para ver o meu melhor sempre!!
Então por que tantos acham ruim te-lo ao lado??!
Por puro desconhecimento de causa, tenho certeza disso!!
Por outro lado,a minha vontade de aprender com o outro é maior.
Sinto que isso também pertence ao meu Ego,mas não um Ego doente,exacerbado que todos citam como maléfico.
Eu gosto do meu Ego,acho que ele combina com certas ações que o meu Eu não tomaria jamais.
Vejo muitos pintores, escritores,músicos famosos que só foram além por causa do Ego, porque eram pessoas tímidas, centradas mais na escrita pessoal e que sem ajuda do Ego nunca iriam mostrar aos outros seus " feitos".
Por isso digo, com a boca bem cheia :tenho Ego sim..e ele é bem colorido, bem companheiro,vai na frente quando meu Eu empaca,não se mostra,teimando em não crescer.
Quem tem Ego e vive bem com ele é porque tem intensidade no que diz, no que repara, no que escreve e sente.
Traz isso de nascença como marca de personalidade,e tem mesmo que deixar que ele apareça,porque é autêntico,indelével como certas marcas de atitudes pessoais!!
Não acho que para viver bem com tal traço tenha que reinventar espaços porque muitos acham que é feio conviver com Ego e eu não.
Admito mesmo, ele é benéfico para mim,e o vejo como uma força pessoal.
Aquele jeito, tipo pedalar uma bicicleta onde cada um tem seu ritmo...sendo assim, esse é o meu!!
O Ego é isso, cada um aplica nele a força necessária para construção ou desconstrução de imagens, de palavras, de alicerces,etc.
O Ego é Ego e nem por isso (ego) ísta ou este...

Ele é por sí só...minha verdadeira Egotrip !!!


Adriane Lima



***Em uma frase: Egotrip é um estilo de escrita.

Ao pé-da-letra: É a junção de duas palavras Ego (do latim, “eu”) e trip (do inglês, “viagem”), ou seja, é basicamente uma viagem ao ego, uma viagem do eu.




Texto publicado no jornal : A Tribuna Livre : 10/ 12 /2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...