segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Crônica : Felicidade...essa incompreendida


Vou pôr um anúncio em negrito:
precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente
porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria e precisa reparti-la.
Paga-se extraordinariamente bem:
minuto por minuto paga-se com a própria alegria."

Clarice Lispector


Outro dia me perguntaram:Qual seria a maior felicidade?
Eu confesso que levei um tempo para responder o que me faz feliz.
Acho que aquele que responde logo de cara :dinheiro,saúde,sexo,amor, estará equivocado,porque penso que a melhor coisa do mundo depende da vontade,das circunstâncias,da idade e do que a pessoa precisa para ser feliz no momento.
Tudo nessa vida é relativo,sabemos disso diante de tudo que vamos vivendo através dos tempos.
Quando somos jovens claro que a melhor coisa do mundo é sair, se divertir,ter alguém para amar,ter amigos enfim,ter vida e liberdade.
A ousadia é para os jovens uma forma de felicidade, quem nunca foi rebelde que atire a primeira pedra, ou então não sabe mesmo o que é ser diferente, buscar a transgressão mas, de uma forma sadia,deixo aqui bem claro, sem se ferir e nem ferir ninguém, apenas sentir-se livre.
Não é a toa que movimentos como os famosos festivais de  Woodstok, no Brasil o de Yacanga e atualmente o Swu, fazem os jovens acharem que serão os melhores dias de suas vidas.
O velho e bom "Sex,Drug's and Rock'n roll..."
Mas tem  épocas que a gente não quer nada para ser feliz, basta a paz, o silêncio e sossego, podem nos oferecer uma viagem ao Pacífico Sul que ela não será nada perto do sossego de nossa casa.
Mas dai dois dias liga o cara que você sonha em sair com ele há meses e te convida para ir para uma pousada,sem nenhuma estrela apenas as que voces verão quando estiverem juntos e com certeza estará ai a melhor coisa do mundo.
Ah, o amor!!!O fogo da paixão, da espera,o gosto da novidade,isso com certeza faz qualquer um feliz.
Ninguém precisa muito para ser feliz.
E acredito até que não só as aparências enganam como também as pessoas se enganam!!!
Claro que ter dinheiro é bom,mas será que é a melhor coisa do mundo?Quem tem muito às vezes se torna chato,se torna escravo dele,nem de casa pode sair,não pode ir beber no bar que abriu e está super badalado porque o medo de um sequestro é maior que a felicidade e liberdade de fazer escolhas...e ai...cadê a felicidade,a liberdade que o dinheiro não compra.
Mas, hoje estamos vivendo momentos "vitrines"...
O mundo das redes sociais deixou a maioria das pessoas expostas, elas falam da tristeza e da felicidade como quem fala bom dia...
Acordo, abro meu facebook e vejo inúmeros posts falando de felicidade,tristeza,saudade e o mais engraçado são que a maioria cita Caio F. de Abreu,Clarice Lispector,Tati Bernardi....
Digo engraçado porque Caio F. quando vivo nunca fez sucesso,sempre foi um poeta  "maldito"...Clarice também nunca fez o sucesso merecido e só agora nas redes sociais é tão citada,tão amada,mas pena que fora de contextos,garanto que quem adora as frases ali colocadas nunca realmente leu um romance inteiro dela.
Posso até estar sendo crítica demais mas, acho que a maioria vai por impulso,por estar na "moda" citar esses autores e também por terem descoberto tardiamente que eles são totalmente atuais e virtuais ao mesmo tempo!!!!
Tati Bernardi então...revela a "bipolaridade dos sentimentos,um dia se está a mil,na euforia,vivendo um louco amor,no outro ja está na depressão,sofrendo na mais amarga dor da separação...
E o mundo virtual tem se mostrado assim,as pessoas amam,desamam,sofrem,se alegram numa rapidez de polaridades mesmo.
Seriam as marcas dos tempos modernos???
Sim, a melhor coisa do mundo é ser feliz...mas viver a tua felicicdade ,que nem sempre será igual a do vizinho,a do cara da esquina.
 E no mundo virtual isso parece não combinar, vejo que ao colocar uma frase da Clarice por exemplo;densa,triste falando de sua inexplicável sensação de não permanência que ela tanto gostava de falar,logo vem ali perguntas se estou bem,se está acontecendo alguma coisa e assim por diante.
Sim...estamos na vitrine!!!!
Expostos a todos os tipos de julgamento,por pessoas que nunca nos viram no mundo real,nunca souberam de nossas lutas,nossas histórias,mas através das frases que colocamos, das músicas que ouvimos ,acham que já são os amigos de infância ,só se for de infância virtual.
E ás vezes acho mesmo que criei umas "empatias virtuais..." tem pessoas que já não gosto logo de cara,por uma simples frase,um jeito irônico de tratar alguém que eu goste.
Outros já me ligo,visito sua página,leio tudo que ele coloca e curto seus gostos e vejo que temos muitas coisas em comum!!!
Pode até ser que ele nem seja assim na vida real mas, ali na "vitrine" essa pessoa está vendendo bem o seu 'peixe'.
Sendo assim fiquei pensando o que me faria feliz hoje entre esse mundo real e virtual,com tantas informações,amigos que mal conheço e mal me conhecem,o mundo atrás dessa exposição toda.
Não...ninguém realmente sabe o que pode nos fazer feliz,essa é uma resposta que nenhum imediatismo conseguirá responder.
Em certas coisas não se deve mexer, e a tal felicidade realmente é uma delas.

Nós mulheres somos seres simples e para sermos felizes queremos apenas:tudo!!!!
 


 Adriane Lima

 

4 comentários:

  1. Concordo com vc, baby...a minha felicidade tb não está na vitrine, porém pessoas como nós, que dizem o que pensam e expressam seus sentimentos, acabam usando essas redes sociais e blogs pra lavar a alma e até fazer algo muito parecido com terapia. O que nem todo mundo tem a sensibilidade de perceber, é que nem sempre estamos necessariamente falando de nós mesmas.
    Vivemos uma época de exposição mesmo, de reality shows, de redes onde alguns se apaixonam, outros quebram o pau, outros ainda, falam da sua vida por se acharem experts e morassem com vc, ou por fofoca pura e simples...só que até num momento como esse, dá pra ter equilíbrio e dosar as coisas.
    Nem tudo o que eu escrevo seriamente, estou mandando com endereço certo, assim como quando eu ironizo, nem sempre eu tô brincando...rsrs!! Quem me conhece ou sabe da minha vida pode até sacar (o que é muito bacana e a gente sabe...rs), o resto vai ficar imaginando o que quiser, aliás como acontece na vida real, né não?
    Agora, quanto a parte das amizades, eu acho que é mais ou menos como na vida real...a gente se afina com quem o nosso santo bate. E by the way...adorei o "tem pessoas que já não gosto logo de cara, por uma simples frase, um jeito irônico de tratar alguém que eu goste" (Te juro que eu vi a foto de uma dessas criaturas e tô rindo até agora...hahahahahaha!!!!)
    Viu como tem pessoas que acham um monte de coisas sobre a gente e outras simplesmente, sabem? Isso é coisa de pele...é coisa de irmã de alma!!! :)
    O seu cantinho está a cada postagem mais bonito...mais vc!!!
    Beijo grandão

    ResponderExcluir
  2. Uau! Clara e direta! Sabe que me pego lendo aquelas frases no Face e muitas das vezes as pessoas nem dão os créditos aos aos falecidos. Fico indignada. Adriane, sempre me flagro, não, flagro não, sempre me vejo pensando no assunto: o que é felicidade? Lembro tão nitidamente de Jully Giani ( Cameron Diaz) perguntando ao David ( Tom Cruise) em Vanilla Sky. Ela pergunta: o que é felicidade pra você. Essa cena me marcou muito, pois sempre e sempre penso nessa pergunta que até hoje eu não sei responder. Sou uma pessoa simples, mas muito mal compreendida, dizem até que sou estranha e já fiz vários poemas sobre isso. No Face eu sou como sou na vida real e eu me exponho e muito. Minha vida é um livro aberto demais e as vezes fico furiosa porque as pessoas não podem ser como eu, mas eu tenho que entender que cada pessoa é um DNA. Se quiseres me adiciona no Face. Vou te procurar, se quiseres me aceitar... Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Legal! Realmente, não nos contentamos com menos que 'tudo'! Quer dizer, quase tudo ou quase nada, sei lá, cada pessoa constrói sua vida dentro de suas possibilidades. Às vezes, podemos ser tudo, às vezes, tudo que queremos (e podemos)e esvaziar a mente e não sermos nada de concreto ou abstrato; apenas sentir o vento no rosto já basta....

    Concordo contigo: respostas prontas são perigosas, melhor mesmo é SENTIR em cada fase da vida o que nos faz mais falta...e o que temos de sobra para oferecer...a nós mesmos e à própria vida...

    Seus textos são sempre mágicos, pois nos levam à instigantes reflexões.


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Adri,

    Certeiras considerações sobre felicidade, sobre modismos filosóficos e literários.Precisamos saber sobre o que dizem com a convicção de não nos vestirmos com roupagens alheias.
    Sobre a felicidade fico com o saudoso, velho, bom e brega Odair José "Felicidade não existe, o que vale na vida são momentos felizes..."
    Esteja bem, abraços do

    Aureliano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...