domingo, 8 de abril de 2012

Crônica : Olhos de preguiça





Preguiça do mundo, preguiça de gente. Preguiça de mim.
Vontade de não me relacionar com humanos por uns dias. Bichos, tudo bem. E eu, que de mim não posso fugir. Quero ficar louca e solta, e não pentear o cabelo, e deixar a barba crescer. E meditar. E escrever. E respirar. E só comer frutas. E renascer.
Pra depois me acabar toda de novo, nesse ciclo shivariano que faz o mundo terminar e recomeçar a cada dia.
Tem mesmo essa coisa Fênix. Não sei ainda porquê sempre tenho que me desfazer, me arruinar, ir até o fundo de tudo pra acordar no dia seguinte e renascer das cinzas. É como ter que ir até o inferno só para ter algo pra comparar com o paraíso...



Pitty





Se hoje me perguntassem qual seria o pior pecado humano diria que a preguiça sem dúvida!!!.
Sim a Preguiça é um pecado entre os sete pecados capitais.
Isso eu sei, mas acho que o mundo está sendo contaminado por ela de forma absurda.
Outro dia li uma frase até engraçada:" A preguiça é o melhor dos sete pecados pois, ela me impede de cometer os outros seis"!!! Não estou certa??!....Ah, dona preguiça...
Ela esta acabando com a humanidade, pode parecer piada frase meramente da boca para fora mais não é.
Se pararmos para observar a nossa volta o pecado de PREGUIÇA está diariamente nos acompanhando acho até mesmo que ela é o que temos de pior para nos preocupar, falo isso porque hoje meramente não vivenciamos mais tradições, as familias pouco se reunem para almoços para celebrarem a  vida, mas garanto que muito motivos é pela preguiça.
Vamos lá ; vou dar simples exemplos cotidianos onde me esbarro na preguiça.
Moro com minha filha , meus dois cachorros e uma tartaruga, algumas vezes meu filho vem me visitar e não vem mais, eu garanto por pura preguiça, afinal ,ele mora com o pai do outro lado da cidade.
E apesar de não estar estudando de dia ,fica o tempo inteiro na deitado vendo TV,ou em seu note, por pura preguiça de ir a luta, procurar um estágio, uma aula de inglês, alemão ou outra lingua que ele nao tenha aprendido ainda.
E vir aqui vai ser cobrado,porque mãe que não fala, não cobra,não é mãe  e portanto ele tem preguiça de me ouvir e saber que está perdendo tempo na vida dele.
Ele morou um ano em Berlim, lá me contou que andava de bicicleta todos os dias para ir à faculdade,que via idosos nas ruas pedalando e aqui chegou faz uns quatro meses e não vai nem para cima da ergométrica que tem na casa dele.
Por pura preguiça não tenta fazer novas amizades, ler mais, e olha que não é papo de mãe, ele é super inteligente e sempre adorou ler e sempre admirou todos os tipos de arte,principalmente música,mas acredito que até por pura preguiça tem escutado só sertanejo e ai,me pergunto :será que morando em Berlim teve preguiça de ir a belos concertos, óperas, e museus? 
Tenho lá minhas dúvidas...(Mãe é mãe !!!)
Por pura preguiça não vejo ele lendo belos livros que na idade dele eu já havia lido,mas me lembro que na época do vestibular apareceu aqui em casa uns resumos de José de Alencar até Maquiavel..tudo porque? Poxa, era muita coisa para ler.
E eu que tive uma mãe professora lia todos sem saber de resumo!!
Inteiros... e ai de mim, se não lesse!!!
Na faculdade me pergunto se ele leu Marx, ja que faz economia, ou apenas um resumo assim como Keynes e tantos outros que serão importantes exemplos para sua vida toda.
A paciência em muitos casos não é mais senão medo, preguiça ou impotência. Marquês de Maricá .
Vejo pais sendo coniventes com erros dos filhos por pura preguiça de entrar em conflitos,fato esse, que nossos pais não tiveram era onde a família se baseava, em ajuda mútua e hierarquia!!!
As pessoas hoje mentem até por preguiça de explicar verdades...
Outro dia lavei dois jalecos de minha filha que pediu com urgência porque tem matérias da faculdade que ela usa, eu fiz isso correndo, e eles se "mimetizaram" na cadeira de couro branca da sala de jantar por quatro dias...puxa que pressa a dela não??
E imagine me ajudar nas tarefas domésticas, ela sempre acabou de pintar as unhas, sempre tem que estudar...o quarto dela nossa,entrar lá é saber de onde se originou o caos...
E olha que eu nunca tive preguiça de ajudar minha mãe, mesmo que ela tivesse duas empregadas, coisa que eu não tenho hoje em dia.
Mas filhos, a gente sabe que até eles amadurecerem serão eternos egoístas..até mesmo por causa da preguiça!!!!!
"O mundo não é limitado, reduzimos o mundo pela preguiça de enxergar. Fabrício Carpinejar.
Meu jardineiro vem e não sabe olhar as plantas que precisam ser podadas, não vê novas mudas,sempre sou eu que tenho que mostrar a ele o que fazer,por pura preguiça..ele vem e só cortar a grama se eu não falar nada.
Minha faxineira então... socorro, se eu não mostrar que em minha casa tem vidraças, janelas, portas de vidro,lustres,interruptores,nada disso existe no mundo da faxina dela...por pura preguiça se deixar ela só limpa "onde Jesus passa", como diz o dito poular...
E a gente ainda paga caro por esses serviços,heim!!!
Mas, as pessoas deixaram de ser interessantes até por preguiça....
Eu me lembro que na época em que fazia faculdade eu amava ir para os bares não só pela minha turma mas, porque sempre conhecia alguém interessante : o louco que recitava, o boêmio que havia lutado contra ditadura, a mochileira que havia ido a Machu Pitchu no trem da morte ,o cara que falava sobre Niesztche e me fazia chegar em casa e anotar para depois na biblioteca da faculdade ler alguma coisa dele.
E acha que hoje em dia alguém pensa nisso? 
E olha que conheci tantas outras pessoas interessantes que ficavamos horas papeando e nem víamos o sol nascer,o garçon erguer cadeiras e assim ia me enchendo de idéias, de vontade de ver e conhecer mais e mais do mundo e sabia que o caminho escolhido seria o de querer cada vez mais ler,viver e conhecer gente interessante...preguiça nunca !!!.
É tanta hipocrisia, é tanta gente vazia, é tanto assunto inútil que eu ando com preguiça de conhecer pessoas. Sabrina Chaves
Hoje a moçada só sai para encher a cara, bebem demais contam as mesmas velhas piadas, e frases feitas ,ficam tirando fotos de seus blackberrys e já postando em sites para que todos saibam onde eles estiveram e com quem.
Puxa...isso sim dá preguiça, ninguém discute mais papos cabeça nos botecos, ninguém mais tem medo de acender um baseado porque essa moçada ai tem liberdade demais liberdade até para ter preguiça.
Acho até mesmo que o orkut ficou velho e esquecido pelos internautas  por preguiça já que o Facebook e o Twitter são mais rápidos,e para que perder tempo então...é só dar um "curtir", que sei que você falou comigo ou seja ; me visitou...viva a preguiça internáutica.
Para que investirmos em metade das frases que colamos em nossos perfis nas redes sociais,claro que não vou generalizar, mas muitos só colam e copiam porque acham bonito,mas não vivem aquilo na prática...por pura preguiça.
E se você leu até aqui percebeu que citei inúmeras frases sobre preguiça que acompanham o lado filosófico mas, por pura preguiça copiei e colei do google, porque lá já tem páginas e mais paginas que me forneceram tudo. (Aliás são elas que estão em negrito!!)
Temos mais preguiça no espírito do que no corpo. François La Rochefoucauld.
*Item Amizade sincera:
Para que sair de casa numa bela tarde de sol,igual faziam meus amigos ,e íamos à pé heim,nossos pais não liberavam carro não,hoje qualquer pivete faz ai 18 anos e já ganha carrão..e olha que não é qualquer "fusquinha".tem que ser um belo carro....
A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda. Mário Quintana.
Adorávamos ir uns na casa dos outros, ríamos, sentávamos nas varandas,hoje????
Imagine, ir na casa dos amigos é incômodo,ninguém mais vai, melhor ficar cada um na sua cadeira , sofá,espichadão com um notebook na mão...rindo feito uns tolos,na frente de uma tela...olho no olho para que???
Ah e ficam em casa de pijama na maioria das vezes puxa, se arrumar ???? Aihn,que preguiça...
*Item  Memória :
Bom, me lembro quando era jovem,sabia decor todos os telefones da familia, dos amigos, dos lugares mais conhecidos da cidade, hoje essa moçada por pura preguiça ja tem tudo na memória do celular para que ocupar a memoria pessoal com isso!!!!
Eu confesso que também não sei nem mesmo decor o número dos meus filhos...por pura preguiça procuro sempre no celular.Nossa,está me dando até preguiça de confessar tudo isso!!!
*Item Relacionamento:
Estou cansada de ouvir amigos reclamando que está horrivel a relação amorosa, que já não dá mais para ficar junto mas, que sair, esperar uma separação,dividir bens, investir de novo em outra é pior, porque quem esta solteiro fala que está dificil arrumar alguém que queira namorar sério...
Homem não fica fiel, fica com preguiça. Tati Bernardi .
Achei isso perfeito,as pessoas se acomodam dentro de relações fracassadas por puro medo do que é novo e então preferem reclamar e até quem sabe arrumar amores virtuais, pois isso não seria traição!!!! Preguiça de investir,de quebrar muros....preguiça de sofrer...e vão vivendo relacionamentos vazios ,preferem reclamar do que lutar pela felicidade porque sim; ser feliz dá trabalho.
“...Quem gosta de viver não tem preguiça de reinventar, nem medo de ousar. Quem gosta de viver não tem medo de ternura, da gentileza, do amor. Quem gosta de viver, educa!...Gabriel Chalita.
E estamos nos esbarrando em situações terriveis na política,na economia,no trabalho, na vida pessoal e profissional mas, por pura preguiça preferimos não entrar em contato com a grande maioria delas.
Mudar o que nos rodeia...dá muita preguiçaaaaaaaa!!!!
E ai você deve estar se perguntando,mas, será que os filhos dela não ficarão chateados ao lerem o que ela falou deles nessa crônica???
E eu respondo que eles sabem que tenho um blog, escrevo colunas para jornais e revistas,mas por pura preguiça eles nunca leram ou comentaram uma poesia ou uma crônica minha.
E é claro com essa não seria diferente..eles não vão le-la!!!!!
Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar, se quiser ser dono do seu destino. Thomas Atkinson .

Mesmo que a gente esteja vendo tanta coisa errada por ai e se pergunta sempre por onde começar...
Vamos,deixe a preguiça dormindo no sofá e vá a luta!!!!




Adriane Lima





( Imagem Jonnhy Palacios Hidalgo )



10 comentários:

  1. Não há mal nenhum em ser preguiçoso, mas só de vez em quando.
    Preguiça a mais é não viver...
    Adri, querida amiga, tem uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adri,

    Essa sua crônica é maravilhosa. Todavia penso que talvez não seja só a preguiça abarcando o mundo, mas um olhar diferente que as pessoas passam a ter sobre os detalhes do bem-estar, do descanso e de suas vontades. Ótimo como sempre passar por aqui.
    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, sempre bom ter seu olhar sobre minha escrita!!
      Beijos
      Obrigada
      Adri

      Excluir
  3. Dri, adorei esse texto. Você disse tudo mesmo sobre "a quantas anda" a tal preguiça no mundo de hoje. E respondendo à sua pergunta no email, quando convidou a ler essa crônica: não anda nada errada. Concordo com você em gênero, número e grau. Mais uma vez, meus parabéns!!! Beijo grande amiga!!!

    ResponderExcluir
  4. Vejo que os leitores tiveram preguiça de comentar. Será que, por preguiça, também não leram? Não duvido...
    Eu me sinto, sinceramente, farto desse nosso tempo preguiçoso, Adri. Todo mundo empurrando a vida com a barriga... Estou cheio dessa atitude vazia!
    Teu texto é muito lúcido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio fiquei imensamente feliz que você não teve preguiça em comentar..rsrsrs!!Realmente,bom ver que meus olhos não andam vendo coisas solitariamente!!

      Obrigada por comentar!!!

      Adri

      Excluir
  5. Homem não fica fiel, fica com preguiça
    Esta frase define quase tudo.
    Só a vida bem vivida pode ensinar aos nossos filhos tudo que nós aprendemos......
    Só sofrendo , hoje em dia que se aprende a viver bem. "infelizmente"
    Muito boa sua crônica....... beijos de sua amiga
    Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suely, que felicidade ter seu comentario em meu blog.
      Realmente aprender na dor ou no amor, mas as pessoas andam mesmo bem vazias...eu acho!!!

      Obrigada por vir me visitar
      Bjos

      Adri

      Excluir
  6. Adorei a crônica, adorei os poemas. Amei o charme e bom gosto do blog. As imagens, então nem se fala. As coisas que vc escreve é de uma pessoa muito bem concatenada com seu mundo e com o seu tempo. Parabéns. Gostaria de convidá-la a visitar meu blog http://emaranhadorufiniano.blogspot.com

    Seus comentários seriam muito bem vindos.
    Já lhe sigo.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Márcio pela visita,por não ter tido "preguiça " em comentar...rsrsrs,olha as imagens eu procuro sempre para que elas "conversem" com meus poemas,são todas lindas mesmo,arte pura!!!
      Minhas crônicas são sim cotidianas com embasamento no que vivo e vejo por ai.
      Irei sim em seu blog.
      Obrigada pelo carinho
      Beijos
      Adri

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...