sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Oração para um dia abafado





Cecília Meireles escreveu :

Canção da noite alta-

"Andar,andar que poeta
não necessita de casa
Acaba-se a última porta.
O resto é o chão do abandono."


(...) e isso hoje me descreveu tanto
não preciso de nada que me lembre : casa.
queria meu corpo bem longe daqui, me
sentir em outro idioma, brincando de adivinhar palavras.
seria tão mais sensato do que sentir o abandono
dentro de um chão tão conhecido.
meu sussurro se torna íntimo e sei onde me dói a indiferença.
casa, sugere barulho, riso alto, convivência, brincadeiras, mesa posta,
sono envolto em descanso na espera do dia seguinte.


 "Andar...Perder o seu passo
na noite, também perdida.
Um poeta, à mercê do espaço,
nem necessita de vida."


(...)sem esse senso poético,como estaria minha vida?
tudo remete a palavra e em muitas vejo cinismo, não
sei para onde estão indo meus dias vazios de verdades.
não mais sinto vontade de reter nada,nessa arte de
viver, andei sepultando alguns mitos
e como diz o poema, onde necessitar de vida nessa
comoção perdida...


Porque o poeta, indiferente,
anda por andar - somente.
Não necessita de nada.


(...) não há maior indiferença, do que andar em círculos
e atolar-se, talvez hoje tenha entendido melhor essa palavra
(a)tolar-se... ser a tola.
o poema me leu e me despertou, ou será que eu o li e acordei
dentro de uma lucidez sombria e incerta.
não é o poeta que não necessita de nada, ele necessita do
poder das palavras, da verve que o alimenta de metáforas
recaindo sobre si, o mito da existência e qualquer infinitude
que possa ousar o seu "eu lírico".

... ás vezes um dia no deserto dura uma vida toda...







Adriane Lima



 


Arte by Mary Sauer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...