quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Crônica :As pequenas felicidades...




Quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela,uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas,e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Cecília Meireles
As necessidades diárias mudam, e no fim a gente se acostuma a tudo de ruim e se fecha ao colorido que vive junto a qualquer cena de nossas vidas.
Ao cair da cama cedo,a correr no trânsito,ao sinal que nunca abre,as buzinas dos estressados matinais,o corre-corre das horas que voam e a vida que modifica a olhos nús.
Você sabe do que estou falando?? Creio que sim, todos nós sofremos com as pressões diárias,mudanças,ritmos diferentes do nossos,as paradas,as saídas e as curvas do caminho que pareciam nem estar ali,mas já estavam e  nós nem havíamos notado.
E vamos vive-las,só não vale ficar chocado,ficar parado diante do que ja está à mostra,do que se escancara e não podemos mais voltar atrás e fingirmos não enxergar,mas, também vamos dar chances ao que está escondido a tudo isso , que pode ser uma saída perfeita ao nosso "estress."
No meio de tudo isso existem aos olhares sensíveis, cenas inusitadas que cada um de nós pode presenciar.
Mas, é preciso estar atento,estar aberto aos "sinais" que a correria não nos deixa ver.
Você ja prestou atenção nas pequenas "fatias" de cotidiano??
Não...? Que pena ...
Mas calma, tudo tem salvação e você pode reaprender a olhar a vida diferente, e assim como um fotógrafo acertar o "foco" de sua lente diária.
Ser sensível nesse mundo requer muita coragem. Muita!!!
Do mesmo modo que falar que está feliz é quase um crime atualmente,coisa de quem funciona na frequência da escassez e não admite viver felicidade.
Mas ela está lá todos os dias se você permitir , em cenas cotidianas,inesperadas e banais.
Imagine-se  sozinho dentro de teu carro,sorrindo para uma senhora que vende canetas no trânsito,e você lá;abrindo um sorriso largo ao ver a moça do carro importado ao lado sorrir também e estender a mão para aquela senhora num gesto de carinho.
Nessa hora vale o sorriso,de quem não só estendeu a mão mas, também estendeu a dignidade à alguém que logo cedo está lá batalhando quem sabe , para sustentar um neto,um filho desempregado ou até mesmo viciado.
Ou imagine-se quando o sinal fechar e não olhar fixamente à ele e sim à arvore ao lado onde brotou uma orquidea linda,no meio do nada, no meio da pressa, entre buzinas e luzes que não a farão murchar. 
É disso que eu falo,o ver além dos olhos,de literalmente sentir a textura do sentimento alheio dentro do próprio coração.
Lógico que isso não nasce assim da noite para o dia,mas pode ser aprendido,ao você silenciar e ouvir o pássaro cantando lá longe na antena de TV do vizinho,ao olhar a flor que brotou no vaso esquecido no fundo do quintal ou até mesmo aquela semente de laranja que você cuspiu e que agora brota teimosamente no meio do teu gramado.
Essa sensação,de vez em quando, vai te fazer sentir-se diferente, e quando citar isso muitos amigos irão te considerar um ET, uma espécie que deve estar em extinção porque desde o Pequeno Príncipe o homem perdeu o olhar sobre os sensíveis...
Mas, uma dica:"não desista"...
Lembr-se :"o essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração.
È, não vai ser fácil eu garanto,mas vai ser leve e especial,pois uma das mais saborosas sensações de liberdade que eu conheço é flagrar um sorriso quando ninguém está olhando,aquele que vem mesmo do coração.
E pensando nisso lembrei de uma frase que é quase um "trocadilho" que diz assim:...sem precisar de nenhum motivo aparente...rio e me sinto mar!!!
E sendo assim,melhor esquecer de ser rio e ser um mar de felicidade!!!
Adriane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...