sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Crônica :A Coragem da Colagem...





 Essa semana peguei minha filha com uma frase que me fez pensar em várias situações engraçadas que não damos muito valor .
Dessas assim meio "Alice no País das Maravilhas" onde a felicidade é o que não volta,é imaterial e sem dimensão.
Diria mais,diria que quando estamos nesses tempos "Alice",estamos incansáveis,imunes as voltas que a vida dá e as que damos a ela em nossas saídas,em nossas desculpas, no que vai nos mudando sem que percebamos e ai... já foi...ruiu...
Ela vive dizendo: Ah, passa super bonder que cola...
Uma frase que rimos juntas ,mas que tem seu fundo de seriedade.
A fantasia da juventude com a roupagem  e maturidade da vida adulta.
Não assim metaforicamente falando,ela solta a frase de verdade,tentando unir novamente objetos que acontecem de se quebrar em nosso dia-a-dia.
Por exemplo ,sem querer quebrei o pé de um Buda que tenho na sala, e claro fiquei triste e lá veio ela com sua "solução mágica": passa super bonder que não dá para ver.
Mas, eu com minha sabedoria"oriental" já ouvi dizer que não podemos colar imagens,que não é bom ter estátuas coladas e já que o Buda trás prosperidade não ficaria bem usar dessa 'poção mágica' ,vai que a prosperidade colada some de vez...então não usei do truque que ela quis me oferecer!!
Mais tarde fui fazer uma limpeza em minha caixa de bijuterias e achei uma corrente quebrada que eu tanto gostava, e lembrei da solução oferecida por minha filha,colar,grudar os elos,fixar o que se abriu e se rompeu.
Mas elos não se unem após abertos,ficarão marcados, ficarão com remendos visíveis e pouco seguros ,já que,uma vez aberto com certeza a força terá se perdido.
E como se não bastasse mais tarde ao entrar em meu carro ela me mostra suas unhas, belas,todas bem feitas, pintadas de rosa  e me fala: nossa quebrei uma unha hoje mas estava tão linda que a colei com super bonder...
Lá vem ela de novo com sua poção mágica de felicidade colada,ou melhor,unhas ...mais valeria um gosto do que um sermão.
Mas sendo mãe claro que falei que não se pode usar esse produto nas unhas que certamente iriam ficar sem respirar,que certamente poderia dar um problema,sei lá..bateu sabedoria medicinal,dessas que a gente sabe que partes do corpo não se pode colar!!!
Assim como os sentimentos nada colado pode ficar bom,isso é certo!!
Mas a gente não escuta só as palavras,ainda mais sendo mãe a gente entende também os sinais.
Claro, que seria muito bom ter a vida inteiramente rosa (como as unhas), inquebrável feito as peças inquebráveis,os sonhos de uma vida perfeita,uma família inteira,uma casa na mais perfeita ordem,um sol iluminando todos e uma brisa na janela no fim do dia.
Claro, que também sentimos quando aquela amizade que há tempos nos era um "grude",quando eramos inseparáveis e hoje parece-nos distante,parece até ter ido morar no Japão de tão nada a ver que ficamos,poderia  ser colada também!!
Claro que relacionamentos não se consertam,nem de amor nem de amizade.
Fica o poroso,a marca,o divisor...
Por essas e por outras que  gente sabe que não dá para fazer colagens com nossas vontades.
Não há super bonder que resista ao tempo, espaço e a tudo que desmorona em nossas mãos.
Colar é transpor ao tempo, é juntar fragmentos do que não voltará mais ao natural, ao que era, ao que poderia ser e hoje já não é mais.
Claro, que esses fatos todos sabemos,aceitamos sim com certa má vontade e por isso a colagem...o remendo,o alinhavo no que não está em sua mais perfeita ordem.
Pensei em como a vida é frágil,em como não sutentamos forças,em como não seguramos elos,em como quebramos coisas materiais ou não.
E pensei em tantos verbos conjugados,livres para serem diretos ou indiretos.
Mas colar não dá para ser verbo nessa hora e muito menos predicado,já que algo colado significaria remendado e portanto nunca inteiro,nunca o mesmo!!
Afinal a má gramática da vida nos põe  em situações que temos que aprender rapidinho se quisermos seguir  entre as vírgulas, as pausas e os pontos finais.
Mas sabemos que tudo isso vem da sensibilidade feminina,o querer juntar, unir o que se rompeu,as angústias e vontades da mulher a qualquer tempo, seja ela jovem,ou mais velha,queremos a certeza do seguro,do elo,do estável e sem rodeios e sem pestanejar,queremos palavras inteiras,verdades completas no lugar de meias verdades e talvez por isso solucionamos fatos com as colagens!!
E isso deve fazer parte da alma feminina, inovadora e reveladora das transparências de algo que nunca poderá ser mudado.
Aquilo que em nossos sonhos sempre estarão livres de qualquer artifício que a vida possa nos oferecer.

Essa coragem de aceitar que o que temos inteiro são nossas histórias, nossos sonhos e pensamentos, mesmo os interrompidos, mas os colados...não...esses não temos como aceitar!!

Adriane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...